"Atualmente ouvimos falar do quanto à falta de motivação de ambas as partes têm afetado a interação dentro da sala de aula, isso tem provocado um distanciamento entre alunos e professores e dificultado o aprendizado".
Motivação e aprendizagem em contexto escolar
A palavra motivação tem sido
atualmente usada pelos profissionais da
educação para justificar o insucesso e sucesso dos alunos, muitos professores
colocam a falta de motivação dos desses como primeiro obstáculo à compreensão e
aprendizagem, entretanto muitas das dificuldades apresentadas pelos professores
também estão diretamente ligadas a falta de motivação dos mesmos.Muitos modelos
tradicionais de aprendizagem das ciências atribuíam as dificuldades dos alunos,
sobretudo a características estruturais e fundamentais a eles intrínsecas,
dominantemente cognitivas. As propostas de superação emergentes desses modelos
incidiam, fundamentalmente sobre a cognição, visando, o desenvolvimento de situações
de ensinos mais estruturadas e mais
adequadas ao nível cognitivo real dos alunos, o diagnóstico dos seus
conhecimentos prévios ou a estimulação do conflito cognitivo e da mudança conceptual.
A motivação escolar constitui,
atualmente, uma área de investigação que, na opinião de Gutiérrez, permite,
explicar, prever e orientar a conduta do aluno em contexto escolar, a forma
como os indivíduos explicam os seus êxitos e fracassos relacionam-se com a sua
motivação, a maioria dos psicólogos define motivação como um processo que tenta
explicar fatores de ativação, direção e manutenção da conduta, face a um objeto desejado. Identifico-se a
existência de dois tipos de motivação a extrínseca e intrínseca.Na motivação
extrínseca, o controle da conduta é decisivamente influenciado pelo meio
exterior, não sendo os fatores motivacionais inerentes nem ao sujeito nem a
tarefa, mas simplesmente o resultado da interação entre ambos. Na motivação
intrínseca, ao contrário, o controle da conduta depende sobretudo do sujeito em
si, dos seus próprios interesses e disposições. A motivação extrínseca está
relacionada com metas externas,com situações em que a conduta se produz com a
finalidade de apenas se receber uma recompensa ou se evitar qualquer punição ou
castigo, a motivação intrínseca corresponde a situações em que não há
necessariamente recompensa deliberada, relaciona-se com tarefas que satisfazem por
si só o sujeito.
Quando o aluno têm como
objetivo o domínio dos conteúdos , e não apenas conseguir nota suficiente, irão empenha-se ,
esta postura do aluno deve ser reforçada pelo professor com o uso de
estratégias cognitivas e metacognitivas. É desejável que o professor promova na
sala de aula um ambiente afável, transmitindo ao aluno um sentimento de pertença,
onde se sinta integrado e veja legitimadas as suas dúvidas e seus pedidos de ajuda,
os materiais didáticos poderão até ser
os “melhores”, mas tornarem-se inúteis se os alunos não estiverem interessados
neles; as supostas “melhores” estratégias didáticas não terão qualquer resultado positivo se os
alunos não se encontrarem motivados para elas. Perante essa realidade o
professor deverá optar sempre por uma diversidade de processos pedagógicos,
visando promover a motivação no maior número de alunos.
Referências
Texto:
http://minhateca.com.br/lluiscostta/pen-drive/relatorio/Motiva*c3*a7*c3*a3o+e+aprendizagem+em+contexto+escolar,50645117.docx
Foto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário