sábado, 24 de janeiro de 2015

Resumo do texto: Motivação e aprendizagem em contexto escolar.



"Atualmente ouvimos falar do quanto à falta de motivação de ambas as partes têm afetado a interação dentro da sala de aula, isso tem provocado um distanciamento entre alunos e professores e dificultado o aprendizado".




Motivação e aprendizagem em contexto escolar




A palavra motivação tem sido atualmente usada pelos profissionais  da educação para justificar o insucesso e sucesso dos alunos, muitos professores colocam a falta de motivação dos desses como primeiro obstáculo à compreensão e aprendizagem, entretanto muitas das dificuldades apresentadas pelos professores também estão diretamente ligadas a falta de motivação dos mesmos.Muitos modelos tradicionais de aprendizagem das ciências atribuíam as dificuldades dos alunos, sobretudo a características estruturais e fundamentais a eles intrínsecas, dominantemente cognitivas. As propostas de superação emergentes desses modelos incidiam, fundamentalmente sobre a cognição, visando, o desenvolvimento de situações de ensinos mais estruturadas  e mais adequadas ao nível cognitivo real dos alunos, o diagnóstico dos seus conhecimentos prévios ou a estimulação do conflito cognitivo e da mudança conceptual.

A motivação escolar constitui, atualmente, uma área de investigação que, na opinião de Gutiérrez, permite, explicar, prever e orientar a conduta do aluno em contexto escolar, a forma como os indivíduos explicam os seus êxitos e fracassos relacionam-se com a sua motivação, a maioria dos psicólogos define motivação como um processo que tenta explicar fatores de ativação, direção e manutenção da conduta, face a  um objeto desejado. Identifico-se a existência de dois tipos de motivação a extrínseca e intrínseca.Na motivação extrínseca, o controle da conduta é decisivamente influenciado pelo meio exterior, não sendo os fatores motivacionais inerentes nem ao sujeito nem a tarefa, mas simplesmente o resultado da interação entre ambos. Na motivação intrínseca, ao contrário, o controle da conduta depende sobretudo do sujeito em si, dos seus próprios interesses e disposições. A motivação extrínseca está relacionada com metas externas,com situações em que a conduta se produz com a finalidade de apenas se receber uma recompensa ou se evitar qualquer punição ou castigo, a motivação intrínseca corresponde a situações em que não há necessariamente recompensa deliberada, relaciona-se com tarefas que satisfazem por si só o sujeito.

Quando o aluno têm como objetivo o domínio dos conteúdos , e não apenas  conseguir nota suficiente, irão empenha-se , esta postura do aluno deve ser reforçada pelo professor com o uso de estratégias cognitivas e metacognitivas. É desejável que o professor promova na sala de aula um ambiente afável, transmitindo ao aluno um sentimento de pertença, onde se sinta integrado e veja legitimadas as suas dúvidas e seus pedidos de ajuda, os materiais didáticos poderão  até ser os “melhores”, mas tornarem-se inúteis se os alunos não estiverem interessados neles; as supostas “melhores” estratégias didáticas  não terão qualquer resultado positivo se os alunos não se encontrarem motivados para elas. Perante essa realidade o professor deverá optar sempre por uma diversidade de processos pedagógicos, visando promover a motivação no maior número de alunos.



Referências
Texto:
  http://minhateca.com.br/lluiscostta/pen-drive/relatorio/Motiva*c3*a7*c3*a3o+e+aprendizagem+em+contexto+escolar,50645117.docx


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