sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Resenha do filme: O Primeiro da Classe.


Depois de ter assistido um filme inspirador, é hora de organizar as ideias, e expor meu ponto de vista como futura Docente!!!

O PRIMEIRO DA CLASSE


O filme, inspirado em fatos reais, relata a história de Brad Conhem um Jovem professor que tem síndrome de Tourette, “um distúrbio neuropsiquiátrico que se caracteriza por múltiplos tiques, motores ou vocais” (Tourette, 1884), sua história de superação serve de inspiração para todos e, principalmente, para aqueles que desejam a docência como profissão, seu método de ensino traz claramente a teoria de Vygotsky onde cria uma zona de desenvolvimento proximal, através do processo de interação e mediação, um exemplo disso é quando ele mostra sua dificuldade com a leitura ao seu aluno, mostrando que todos tem dificuldades, por ser um professor facilitador conseguiu conquistar o respeito e admiração não só de seus alunos mais de todos que conheciam seu trabalho, além da admiração conseguiu criar uma interação com todos de sua classe.
Para Vygotsky a base para criança aprender é a interação, e foi justamente isso que o filme nos mostrou, como professor o papel de Brad era de facilitador, mas foram os alunos que se interessaram a buscar e construir seu conhecimento, a cada nova experiência que Brand os fez passar contribuiu para seu desenvolvimento, é nessa construção de conhecimento que entra a teoria de Piaget, em todo tempo Brad buscou essa construção um exemplo disso foi quando usou o caminhão para ensinar geografia, fez com que eles imaginassem toda trajetória feita por esse veículo para facilitar a assimilação.
O Filme me propiciou uma reflexão a cerca de que tipo de profissional serei, me fez entender que devo ser um facilitador, capaz de lidar com as diferenças e dificuldades que irei encontrar, mostrou que por mais difícil e impossível que seja realizar um sonho, nunca, jamais se deve pensar em desistir, pelo contrario deve-se fazer como Brad Cohen, aprender com as dificuldades e deficiências, pois como Cohen mesmo fala sua síndrome ou “amiga” foi sua melhor professora lhe ensinando como enfrentar e suportar os obstáculos como o preconceito, a rejeição e a falta de credibilidade. Esses obstáculos nos acompanharam ao longo de nossas vidas, mas se diante do primeiro deles já resolvermos parar, nunca conseguiremos chegar onde almejamos. Assim, é necessário seguir em frente mesmo que eles nos deixem marcas, só assim ,conseguiremos vencer todos eles e alcançar a vitória.


Referências
http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-tourette/
http://penta.ufrgs.br/~marcia/teopiag.htm

Um comentário:

  1. O filme O Primeiro da Classe é uma lição de vida!. Assisti e gostei. Se for útil deixo aqui o link de uma outra resenha que achei legal
    http://www.cienciadearte.com/2015/04/o-primeiro-da-classe-filme-que-conta-historia-de-professor-com-sindrome-de-tourette.html

    ResponderExcluir