segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Filo Mollusca






O Filo Mollusca apresenta uma diversidade de espécies e é um dos grupos de animais mais diversificados morfologicamente, esse filo abrange aproximadamente 93.000 espécies e se divide em sete classes Bivalvia (mexilhões e ostras), Gastropoda (caracóis, caramujos e lesmas), Cephalopoda (lulas e polvos), Polyplacophora (quítons), Scaphopoda (conchas dente-de-elefante ou dentálios), Monoplacophora (Neopilina e seus aparentados) e Aplacophora, moluscos primitivos, vermiformes. Entre essas daremos  enfoque aos Gastrópodes, Bivalves e Cefalópodes.

Os gastrópodes são provavelmente os moluscos mais bem conhecidos. Esta classe inclui os conhecidos caramujos e lesmas, que ocorrem em todos os tipos de ambientes de água doce e terrestres. Eles são os únicos moluscos que sofrem torção, um estranho processo de giro que afeta unicamente a porção do corpo que ocorre o dorso do pé.

Os Bivalves incluem as ostras, mexilhões e seus aparentados. Possuem uma concha dividida em duas valvas. Os menores bivalves são representantes da família Sphaeriidae, de água doce, que raramente excedem 2mm de comprimento; os maiores são espécies gigantes do gênero Tridacna, tropicais, dentre as quais uma delas (T. gigas) pode ter massa de mais de 400kg. Bivalves habitam todos os tipos de ambientes marinhos e muitos habitats de água doce.

Os Cefalópodes estão entre os moluscos mais modificados e incluem os náutilos, lulas, sibas, polvos e uma infinidade de formas extintas. Pertence a esse grupo o maior de todos os invertebrados viventes, a lula gigante, cujo comprimento do corpo e tentáculos excede 20m. Os cefalópodes diferem marcadamente de outros moluscos em vários aspectos. Possuem, por exemplo, uma ampla cavidade corpórea que inclui o pericárdio, a cavidade gonadal, conexões nefrídio-pericárdicas, gonodutos e vários outros canaise espaços, todos formando um sistema interconectado que representa um celoma altamente modificado, mas verdadeiro. Além disso, diferente dos outros moluscos, os cefalópodes têm um sistema circulatório funcionalmente fechado. Seu sistema nervoso é o mais sofisticado de todos os moluscos.

Filo Mollusca
Moluscos incluem alguns dos invertebrados mais bem conhecidos; caracóis, caramujos, mexilhões, ostras, lesmas, lulas e polvos são familiares para quase todo mundo. As conchas dos moluscos são populares desde a antiguidade, e algumas culturas ainda as utilizam como ferramentas, recipientes, instrumentos musicais, moeda, fetiches e decorações. E vidências do uso e conhecimento dos moluscos ao longo da história são vistas em textos antigos e hieróglifos, moedas, costumes tribais, sítios arqueológicos e em restos da cozinha aborígine ou amontoados de conchas.

Embora sejam conhecidas aproximadamente 93.000 espécies de moluscos viventes e 70.000 fósseis, muitas carecem de nomes científicos e descrições, em especial aquelas de regiões pouco estudadas; estima-se que somente cerca de metade das espécies viventes foi descrita até o momento. Além das três classes mais familiares, Bivalvia (mexilhões e ostras), Gastropoda (caracóis, caramujos e lesmas) e Cephalopoda (lulas e polvos), existem outras quatro; Polyplacophora (quítons), Scaphopoda (conchas dente-de-elefante ou dentálios), Monoplacophora (Neopilina e seus aparentados) e Aplacophora, moluscos primitivos, vermiformes.

Filo Mollusca.

Classe Aplacophora: Moluscos vermiformes, bentônicos, marinhos; desprovidos de concha, mas com espículas ou escamas de aragonita (calcárias), secretadas pela epiderme.
Classe Monoplacophora: Monoplacóforos. Com concha formada de uma única peça, em forma de capuz; o pé forma um disco muscular ventral.

Classe  Polyplacophora: Quítons. Moluscos alongados, achatados dorso-ventralmente, com um pé ventral amplo e concha formada por 8 placas dorsais; concha com articulamento.

Classe Gastropoda: Caramujos, caracóis e lesmas. Moluscos assimétricos com concha em uma única peça, geralmente enrolada em espiral, na qual o corpo pode ser retraído; concha perdida ou reduzida em vários grupos.

Classe Bivalvia (= Pelecypoda; = Lamellibranchiata): Berbigões, ostras, mexilhões etc. Comprimidos lateralmente; concha tipicamente constituída de duas valvas articuladas dorsalmente por um ligamento elástico e dentes da charneira; valvas fechadas por músculos adutores; cabeça rudimentar, sem olhos ou rádula, mas olhos e estatocistos podem ocorrer em outras regiões do corpo.

Classe Scaphopoda: Concha dente-de-elefante ou dentálios. Concha de uma peça, tubular, usualmente afunilada, aberta em ambas as extremidades; cabeça rudimentar, projetando-se pela abertura maior; cavidade do manto ampla, estendendo-se ao longo de toda a superfície ventral; ctenídios ou olhos ausentes.

Classe Cephalopoda ( = Siphonopoda): Náutilos, lulas, sibas e polvos. Conchas com câmaras dispostas linearmente; concha geralmente reduzida ou perdida.

  Bauplan dos Moluscos

O filo Mollusca é um dos grupos de animais mais diversificados morfologicamente, variando desde tamanhos microscópicos até gigantes, como os bivalves da família Tridacnidae, que alcançam 1m de comprimento, e as lulas gigantes do gênero Architeuthis , que alcançam 20m de comprimento  total, lulas gigantes, cipréias, lesmas de jardim, quítons e os vermiformes aplacóforos estão intimamente relacionados, compartilhando um plano corpóreo comum e inconfundível. O tubo digestivo é completo e especializado em distintas regiões. A região bucal do tubo digestivo possui tipicamente uma estrutura exclusiva dos moluscos, denominada rádula, que é uma esteira em forma de língua, provida de dentes, utilizada para raspagem durante a alimentação. O sistema circulatório aberto usualmente inclui um coração situado em uma cavidade pericárdica e poucos espaços hemocélicos. O sistema excretor consiste em um ou mais pares de rins do tipo metanefrídio, com nefros-tomas geralmente localizados na cavidade pericárdica. O sistema nervoso é composto tipicamente de um gânglio cerebral dorsal, um anel nervoso circum-entérico, dois pares de cordões nervosos longitudinais em forma de escada e diversos gânglios pares que exibem vários graus de fusão.

A fecundação pode ser externa ou interna. O desenvolvimento é tipicamente protostômio, com clivagem espiral e um ou dois estágios larvais distintos de trocófora. Um desses estágios é exclusivo de alguns moluscos e denominado véliger.
(BRUSCA).




REFERÊNCIAS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário